Saiba Tudo que o contrato de coprodução/lançamento deve ter para sua agência!
Entenda como não perder dinheiro e otimizar seu tempo na sua agência de lançamento, tenha contrato de coprodução!
Em nosso escritório uma das maiores demandas de nossos clientes com relação a agência de lançamentos e aqui, não importa o tamanho, se grande ou pequena, são os problemas decorrentes da falta de contrato ou modelos prontos de internet, sem qualquer assessoria jurídica especializada no assunto.
No nosso escritório contamos com um time de advogados especializados em contratos para agência de lançamento, conte conosco para o que você precisar.
Neste artigo você aprenderá os seguintes pontos:
- Principais cláusulas do contrato de lançamento
- Cláusula de atividades e anexo I do contrato
- Exclusividade contratual
- Order Bump, Down Sell, Up Sell e Cross Sell
- Período de teste
- Vigência do contrato
- Divisão de lucros ou faturamento da coprodução
- Obrigação da agência e expert
- Cláusula de Propriedade Intelectual
- Rescisão
- Notas Fiscais
Dessa forma, conforme dito antes, independente do tamanho da sua agência o único mecanismo eficaz que fará você economizar tempo e dinheiro é o contrato e nós já te explicamos o porquê!
No contrato de coprodução/lançamento você descreverá detalhadamente todas as regras da coprodução, bem como as infrações em caso de descumprimento do acordado entre agência e expert, o que vai te poupar tempo caso este não queira cumprir o cronograma e dinheiro evitando que todo seu trabalho produzido seja desperdiçado.
Dito isto, vamos ver a partir de agora quais as cláusulas mais importantes dentro de um lançamento.
Cláusula de Atividades.
Um dos primeiros pontos a serem abordados no contrato são as atividades que as partes desenvolverão no curso do lançamento. Por exemplo: é aqui que deverá ser descrito se a agência fará copy, gestão de tráfego, criativo, estratégia, edição de vídeo dentre outras. Por outro lado, também é neste mesmo momento que será elencado o que o expert fará, como por exemplo: gravação de conteúdo, nuggets, dentre outros.
Anexo I (Cronograma das atividades desenvolvidas).
Importante mencionar que nas atividades nós sempre gostamos de fazer referência ao Anexo I do contrato. Ficou com dúvida do que seria esse isso? Vem conosco que te explicamos.
Para os nossos contratos de lançamento achamos super importante inserir um documento anexo ao nosso contrato intitulado como “ANEXO I”, nele nós inserimos o brieffing da coprodução a ser realizada entre agência e expert.
Desse modo, é neste documento que colocaremos o cronograma de vídeos a serem produzidos pelo expert e editados pela agência.
Nesse sentido, nas atividades indicamos o que cada parta produzirá e, ao mesmo tempo, indicamos que as atribuições estão elencadas com base no brieffing, fácil né?
Exclusividade Contratual da Agência.
De outra sorte, além das tarefas a serem desenvolvidas pelas partes no lançamento, também é interessante colocar dentro do contrato uma cláusula expressa sobre exclusividade! E por que isso é necessário?
Bem, é fundamental ter essa cláusula no seu contrato porque impede que o Expert tente lançar sozinho e, ou, contrate outra agência para realizar lançamento simultâneos ao que está realizando com o seu.
Order Bump, Down Sell, Up Sell e Cross Sell.
Sendo assim, durante a vigência do contrato, o Expert fica impedido de lançar qualquer infoproduto que não seja com a sua agência, inclui-se na proibição order bump, down sell, up sell e cross sell.
Agora você pode se perguntar: “mas e se ainda assim o expert descumprir com essa cláusula, o que posso fazer?”.
Nesse caso, nesta mesma cláusula inserimos a previsão de multa caso o expert descumpra com a exclusividade, bem como se torna facultado à agência em rescindir o contrato e, dessa forma, não mais continuar com o expert.
Período de Teste.
Outro ponto interessantíssimo de ser abordado contratualmente é o período de teste, nele você pode colocar que o primeiro lançamento realizado está submetido a este tempo e colocar qual seriam os critérios para que a coprodução seja considerada de sucesso ou não e, caso seja, você estabelece que ultrapassado o período de teste o contrato valerá por um tempo de x meses.
Vigência do Contrato.
Caso sua coprodução já seja de sucesso porém você não tenha ainda formalizado nada com seu expert é interessante apenas colocar o período de vigência do contrato, sem mencionar o período de teste.
Para ambos períodos recomendamos que você coloque quantos lançamentos serão realizados nesse período e que caso não haja o número de lançamentos o expert fique obrigado a pagar multa.
Divisão dos Lucros ou Faturamento da Coprodução.
Também é de extrema relevância acertar dentro do contrato como será realizada a divisão do valor obtido e aqui é de igual importância inserir se a quantia será dividida sobre o faturamento ou lucro líquido, pois estes são conceitos contábeis diferentes e podem impactar significativamente quanto cada parte pretendia receber.
Obrigações da Agência e Expert.
No mesmo caminho, estabelecer as obrigações das partes na relação contratual é poupar dor de cabeça. Portanto, ter uma cláusula sobre obrigação da agência e expert dentro do lançamento é primordial, nela você pode colocar os custos de investimento de cada parte no lançamento, por exemplo: expert custeará 100% da gestão de tráfego enquanto a agência 100% das plataformas utilizadas para captação de leads, dentre outras.
Observação: cada lançamento é único, aqui estamos apenas mostrando a você exemplos de como pode ser feito o contrato.
Cláusula de Propriedade Intelectual da Agência.
Ademais, o seu contrato também deve ter uma previsão sobre propriedade intelectual. Nela, você colocará que toda a estratégia, estrutura funil de vendas, enfim, tudo aquilo criado pela agência é de sua propriedade e que caso o contrato venha a ser rescindido, o acesso aos conteúdos serão retirados do expert e este não ficará com nada a nível de estrutura.
Rescisão Contratual.
No contrato você também deve ter uma cláusula sobre rescisão (quebra do contrato). Nela, você deve indicar quais as hipóteses do contrato ser quebrado, a exemplo: descumprimento de cláusulas, falta de comprometimento com o cronograma pelo expert, dentre outras.
Notas Fiscais.
A questão tributária de emissão de notas fiscais também deve ser levada em consideração quando da elaboração do seu contrato. Aqui você deve inserir que a Agência é responsável pela emissão de x % das notas ficais com base no que ficou acertado na divisão do valor arrecadado.
Portanto, com base em todas essas informações, você já consegue perceber a importância do contrato para sua agência de lançamento, não é mesmo?
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp clicando no botão flutuante ou entrando em contato conosco por e-mail.