Contrato de Gestão de Tráfego: Saiba tudo!

Evite Problemas, Tenha Contrato!

Independente se a sua gestão de tráfego é voltada para negócios locais, ecommerce, dropsshiping, imóveis ou qualquer outro tipo de operação, se você não tiver um contrato bem feito por profissionais especializados em marketing digital a chance de você ter uma agência de sucesso é mínima!

Exemplos práticos de problemas por falta de contrato

Isto porque, diariamente recebemos em nosso escritório, gestores de tráfego com problemas em razão de não terem contrato. Muitas vezes, o gestor somente percebe a importância de se ter contrato quando surgem problemas até então não esperados.

O exemplo mais claro disso é quando há cobrança de um valor fixo + porcentagem sobre as vendas realizadas pelo gestor. No início tudo é festa e o seu cliente costuma aceitar, porém, com o passar do tempo, muitos passam a questionar esse tipo de remuneração a ser paga ao gestor.

Com isso, surgem os primeiros conflitos entre gestor e cliente e, caso não haja o contrato estabelecendo a forma correta de remuneração, muitos clientes podem romper a relação e sair sem pagar nada ao gestor que tanto contribuiu para o crescimento do negócio.

Para evitar situações como essas e outras é que existe o contrato!

Aprenda a como se Proteger com Contrato

Então vem conosco que vamos te explicar o passo a passo para ter um contrato de gestão de tráfego perfeito para seu negócio que te garanta toda a proteção jurídica necessária.

Conte com a ajuda de profissionais capacitados

No nosso escritório contamos com um time de advogados especializados em contratos para agência de lançamento, conte conosco para o que você precisar.

Cláusula de Descrição das Atividades Desenvolvidas

A primeira cláusula que todo contrato de gestão de tráfego deve ter é a descrição das atividades exercidas pelo gestor, ou seja, nesta cláusula será colocada se o gestor irá prestar os serviços utilizando links patrocinados, compra de mídia, parceria com blogueiras, dentre outros.

Se sua agência além de gestão de tráfego também faz outras atividades, como por exemplo: desenvolvimento de criativos, social media, tudo isso deve constar na cláusula de atividades.

O que fazer se meu cliente quiser que eu desenvolva atividades além daquelas previamente acertadas no contrato?

Se seu cliente quiser que você exerça atividades além daquelas contratadas não poderá fazer, a não ser que vocês acertem um valor extra em contrato a parte.

Cláusula de Ferramentas Utilizadas na Gestão

A segunda cláusula importante de ser inserida é a de quais plataformas serão utilizadas para a gestão, a exemplo de google ads, facebook for business, dentre outros.

Importante: estabeleça que não há vínculo empregatício com o cliente!

É sempre importante destacar no contrato que não há vínculo trabalhista entre o gestor e seu cliente. Dessa forma, inserir uma cláusula sobre inexistência de relação trabalhista é de suma importância.

Cláusula sobre Custos com Plataformas

De igual forma, em seu contrato também deve haver previsão expressa com relação aos custos com plataformas de anúncios. Em razão do mercado do marketing digital ser extremamente novo em comparação a outros segmentos de mercado, muitos dos clientes das agências de tráfego tem dificuldade em compreender que além da remuneração paga ao gestor também é sua obrigação arcar com os custos das plataformas onde os anúncios serão veiculados. Por isso, a previsão contratual nesse sentido evita problemas posteriores.

Tenha Cláusula com Tempo de duração do Contrato!

Ademais, todo contrato deve ter o tempo de sua vigência, ou seja, por quanto tempo será válido a relação estabelecida entre você e seu cliente. É importante mencionar contratualmente caso haja o período de teste, explicando que ultrapassado esse período o contrato terá validade de x meses, dias, anos, etc…

Cláusula de Remuneração pelo Serviço Prestado

Do mesmo modo deve existir a cláusula de remuneração, explicitando a forma que o gestor será remunerado pelo serviço prestado. Aqui vai depender do seu modelo de negócio, se fixo + porcentagem, se somente fixo e por aí vai…

Estabeleça Obrigações Contratuais

De outro lado, é igualmente relevante estabelecer as obrigações das partes envolvidas, a exemplo do gestor está responsável pela instalação do pixel e o cliente por cumprir com as ações solicitadas pelo gestor.

Cláusula sobre Propriedade Intelectual

Nesse sentido, no contrato deve haver previsão acerca de propriedade intelectual, ou seja, todo gerenciador de anúncio, estratégias e funis criados pelo gestor de tráfego devem ser mantido como de sua propriedade após a rescisão do contrato, sendo permitido o cancelamento de acesso do seu cliente. Isto porque não é justo que todo o trabalho que você desenvolveu para seu cliente seja repassado para o seu concorrente e com relação a este ponto, pode ficar tranquilo, que a constituição federal protege o sigilo profissional.

Cláusula acerca da Confidencialidade

Outro ponto a ser abordado é a confidencialidade, em que todos os documentos, dados, relatórios, diagramas, por menores, enfim, tudo aquilo que foi repassado pelo gestor ao cliente deve ser mantido confidencial sob pena de pagamento de multa.

Cláusula sobre Rescisão Contratual

Por fim, entramos na cláusula de rescisão contratual, nela você colocará as hipóteses de quebra do contrato, a exemplo de descumprimento de cláusulas, falta de pagamento por parte de seu cliente. Na rescisão é interessante sempre estabelecer uma multa caso o contrato seja encerrado antes do prazo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp clicando no botão flutuante ou entrando em contato conosco por e-mail.

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