Atenção Social Media: Evite Problemas!
Social Media é uma das profissões mais atraentes, rentáveis e lucrativas dentro do mercado digital. Nela, seus profissionais devem ter um conjunto de habilidades extremamente completo que percorrem quase, para não dizer todas, as áreas do marketing digital.
Dito isto, o Social Media deve estar atento ao seu modelo de negócio. Isto porque, a atividade varia muito de agência para agência. Por exemplo: alguns oferecem serviços de gestão de tráfego, copy, criativo, desing, gerenciamento de rede sociais, dentre outros, ao passo que outros profissionais desempenham apenas atividades específicas, a exemplo de interação nas páginas dos clientes.
Sem contrato, a situação abaixo pode acontecer!
Nesse sentido, já imaginou se você acerta com seu cliente que fará o Social Media da sua empresa com base nos seguintes pontos: a) postagem nas redes sociais dos criativos fornecidos por ele e; b) interação com os clientes/prospects nas redes sociais mas, de repente, em um belo dia ele pede para que você faça a gestão de tráfego e pior: ainda solicita para você arcar com os custos da gestão?
O que você faria nessa situação? Com contrato você evita esse tipo de problema e já vamos te dizer o porquê!
No nosso escritório, você conta com um time de advogados especializados em direito do marketing digital, conte conosco para o que precisar! Estamos disponíveis para contato, basta você clicar no botão do whatsapp ou instagram na tela!
Neste artigo você verá que o Contrato de Social Media deverá abordar os seguintes pontos:
- Descrição das Atividades Desenvolvidas
- Cláusula Trabalhista e de Serviços
- Gerenciamento das Redes Sociais
- Custos com Gestão de Tráfego
- Remuneração
- Multas
- Prazo do Contrato e Rescisão
Descreva de Forma Específica as atividades que Você Desempenhará
Atenção Social Media, no seu contrato deve haver cláusula expressa relatando quais as atividades que serão desenvolvidas, por exemplo: você fará o gerenciamento das redes sociais? Interações com os clientes/prospects? Fará além disso, a gestão de tráfego? O criativo? e por aí vai…. Nesse sentido, é fundamental ter uma cláusula bem definida acerca do que será realizado ao cliente!
Cláusula Trabalhista e Serviços
Lembre sempre: você não é funcionário do seu cliente! O Social Media é prestador de serviço como qualquer outro profissional. Dessa forma, estabeleça um briefing dentro do contrato com o prazo das entregas, a maneira como será feito as atividades e que, nunca, em hipótese alguma você está subordinado ao seu cliente!
Importante: Estabeleça Contratualmente a Forma de Gerenciamento das Redes Sociais!
Deixe claro no contrato a forma que você receberá a senha e como irá repassá-la após o encerramento do contrato! É fundamental fixar também que você não pode ser responsabilizado em caso de ataques de hacks a conta, principalmente se o seu cliente não usa autenticação de dois fatores e, ou, outros mecanismos adicionais de proteção!
Custos com Gestão de Tráfego!
Insira no contrato que caso você realize gestão de tráfego, é obrigação do seu cliente arcar com os custos para o seu desenvolvimento! Assim, você evita desconfortos com demandas indesejadas!
Determine sua Remuneração
Coloque contratualmente que você será remunerado X reais de forma, mensal, quinzenal, semanal, dependendo do seu modelo de negócio!
Insira Multa em Caso de Atraso no Pagamento
No contrato deve haver disposição que caso o seu cliente atrase o pagamento, ficará obrigado a pagar multa de x% sobre a remuneração acertada, além de para atrasos iguais ou superiores a 30 (trinta) dias aplicação de juros e correção monetária, além da multa acima estabelecida. Cuidado com multas abusivas!
Protesto como Forma de Assegurar seu Pagamento!
Em caso de atraso no pagamento também insira no contrato de Social Media que ele poderá ser protestado em caso de demora pelo cliente! Isso significa que se ele não pagar, terá seu crédito reduzido no mercado!
Prazo do contrato!
Informe por quanto tempo será realizada a prestação do seu serviço de Social Media, você pode inserir que após encerrado o prazo do contrato ele poderá ser renovado automaticamente, desde que as partes estejam de acordo!
Rescisão
Por fim, dentro do seu contrato você também deve elencar hipóteses de rescisão do contrato, como por exemplo: caso o cliente não realize o pagamento, queira rescindir antes do tempo estipulado. Importante: aqui você pode estabelecer uma multa para alguns tipos de rescisão. De igual forma, a rescisão pode ser realizada de forma amigável!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp clicando no botão flutuante ou entrando em contato conosco por e-mail.