Tudo o que você precisa saber para que sua copy e PLR não seja um plágio
Muitos clientes chegam conosco com a seguinte dúvida: “João, quais são os limites que posso modelar a copy de um PLR?”
Bem, antes de dar a resposta sobre esse questionamento, é essencial primeiramente explicar qual o significado de PLR e suas consequências jurídicas.
Contudo, antes de te explicar o que é PLR e qual sua aplicação jurídica, preciso te informar que em nosso escritório você conta com um time de advogados especialistas em PLR, Copy e demais segmentos de marketing digital, conte conosco para o que precisar, basta clicar no botão flutuante de whatsapp ou instagram!
Private Label Rights – PLR
Traduzindo o significado para o português, PLR nada mais é do que a aquisição (compra) do direito de uso de determinado infoproduto (é a chamada licença de uso para fins comerciais desse produto).
Sendo assim, ao adquirir esse direito de compra do infoproduto, você, empreendedor digital, passa a ter a possibilidade de vendê-lo na internet, utilizando as estratégias que já conhecemos, como gestão de tráfego, copy de vendas, criação de funil de vendas, dentre outros.
Pois bem, dito isso, o PLR é um produto que foi criado por outra pessoa que, por sua vez, decidiu vender todos os direitos desse infoproduto e, em troca, recebeu um valor do comprador do plr para exploração desse produto!
Ou seja, a partir do momento que você adquire o PLR ele passa a ser de sua propriedade e você pode passar a comercializá-lo pelos canais de venda que julgar necessário.
Qual a melhor forma de comprar um PLR?
Bem, atualmente existem várias formas de você adquirir seu PLR, uma das maiores tendências do mercado é comprar de plataformas digitais que fazem a intermediação desse serviço entre vendedor e comprador, porém, não indicamos a compra de plr dentro dessa modalidade e já te falamos o porquê!
Não sugerimos a compra de plr por meio dessas plataformas, pois consideramos que você não tem garantia nenhuma de que a pessoa que está vendendo o infoproduto seja de fato o seu proprietário (criador do produto) e a consequência jurídica disso é que você pode ser responsabilizado civil e criminalmente por plágio, tendo ainda que pagar indenização em caso de condenação!
Dessa forma, consideramos que a melhor forma (mais segura) de você comprar um plr é diretamente com o produtor desse conteúdo e formalizando um contrato de cessão de direitos autorais/propriedade intelectual com o criador do infoproduto!
Neste contrato você deve abordar questões básicas como valor de compra do infoproduto e quais são os direitos que você terá por meio da aquisição, a exemplo de: comercialização, propriedade exclusiva, veiculação do produto, se as copys também serão vendidas, logo tipo e identidade visual, dentre outras disposições!
Por último, com relação a melhor forma de contratação, existem ainda muitas pessoas no mercado que sequer adquirem os direitos do plr e fazem a famosa “modelagem” de plr que passaremos a tratar a seguir!
Modelagem de Copy e PLR
A maioria das pessoas que não pagam pelo seu PLR tem a seguinte mentalidade: ” vou verificar no mercado os plrs que estão sendo mais vendidos e junto a isso, vou analisar toda a estratégia de vendas por trás desses produtos e replicar para o meu plr”.
Sendo assim, é comum ver que vários infoprodutores “criam” plrs no que o mercado costuma chamar de modelagem!
Ou seja, para esse tipo de empreendedores, é mais viável copiar o produto de outras pessoas do mercado, o que engloba a copy, o próprio produto e colocá-los a venda, em concorrência, com o infoprodutor que ou produziu seu próprio conteúdo e, ou, adquiriu legalmente os direitos do plr!
Nesse sentido, essa prática de “modelagem” gera prejuízo ao criador do infoproduto ou do proprietário do plr o que, com certeza, pode gerar reponsabilidade e indenizações na faixa de 20 a 50 mil reais (no mínimo para o plagiador).
Portanto, se utilizar de um material que não foi você que criou e colocá-lo para rodar além de ser antiético é totalmente ilegal, gerando responsabilização para você, seu nome, e sua empresa tanto na esfera cível quanto na criminal!
Nesse viés, vamos te mostrar no tópico abaixo o que seria a verdadeira modelagem e iremos responder a pergunta feita no início do texto: “João, quais são os limites que posso modelar a copy de um PLR?”
Quais os Limites da Modelagem de Copy e Criação de PLR
Conforme vimos acima, muitos players do mercado se utilizam do caminho mais fácil e, ou, da estratégia errada para lançar seus plrs e copys, sendo que tais infoproduto são cópias de outros infoprodutos já existentes no mercado!
Dito isto, vamos te mostrar agora o que pode ser feito ou não caso você queria modelar e ou criar um PLR com base em algum outro já existente!
Primeiramente, devo te dizer que não existe diferença entre plágio integral, médio ou pequeno de infoproduto. Se você copiar ainda que um pequeno trecho do produto de alguém você estará cometendo um ilícito cível e criminal.
Por isso, tome muito cuidado com a modelagem que você quer fazer! Dessa forma, vamos te explicar agora a melhor forma de modelar o produto de alguém.
Ideias Não São Protegidas!
Se você quiser iniciar modelando o infoproduto de alguém, você precisa ter em mente que segundo o direito, Ideias não são registráveis e, por conta disso, com uma mesma ideia eu posso desenvolver vários produtos/infoprodutos semelhantes ao do meu concorrente sem necessariamente copiá-los!
Para ilustrar o que eu disse acima, basta você pensar na indústria do cinema! Quantos filmes você conhece ou já deve ter assistido com o seguinte roteiro: um homem perde tudo (família, dinheiro) em um acidente e, ou, roubo e, a partir disso, tenta se vingar a todo custo de quem lhe ocasionou essa perda?
Então, tenho certeza que após te entregar esse exemplo, você deve ter pensando no mínimo em uns 5 filmes que você conhece ou já deve ter assistido com essa trama!
O que eu quero te dizer com isso é que sim! É possível modelar um PLR ou uma copy desde que você consiga captar desses elementos a ideia por trás da sua construção e, a partir disso, construir algo totalmente novo, com uma nova copy e um novo infoproduto!
Imagine, por exemplo que você quer vender um produto de emagrecimento e que o método que você irá utilizar é o mesmo do seu concorrente, a exemplo de a pessoa reduzir seu peso por meio do déficit calórico.
Dessa forma, o produto do seu concorrente é um ebook no qual ele aponta os principais alimentos que o cliente deve ingerir para ajudar na redução de peso e na copy ele aborda que ficar acima do peso sempre foi um problema para ele.
De outro lado, você pode criar um mesmo produto sobre déficit calórico e abordar uma metodologia de exercícios físicos + nutrição adequada para perca de peso.
Ao passo que na sua copy você pode abordar que em vez de estar acima do peso o incomodar que, na verdade, ser um amante da vida saudável te proporciona vários benefícios saudáveis a longo prazo!
Você consegue observar a diferença de abordagem e de produto? Pois bem, é a partir disso que você pode “modelar” copys e PLRs (caso queria fazer do zero).
Caso queria adquirir a licença o caminho mais viável é o contrato de cessão de direitos autorais/propriedade intelectual.
Sendo assim, para ambas situações sugerimos que caso você tenha uma plr ou queira uma análise jurídica sobre sua copy ou infoproduto para que você não caia em plágio ou queria elaborar um contrato de aquisição de direito de plr é fundamental contar uma assessoria jurídica especializada.
No nosso escritório temos esses dois tipos de serviço, conte conosco caso tenha alguma dúvida, nos chame no whatsapp ou instagram!
Protegendo minha Copy e PLR
Bem, quando você tiver lançado seu produto, é aconselhável que para você o proteger de possíveis plagiadores, você deve registrar o nome do infoproduto no INPI (caso queria saber sobre o passo a passo para o registro de marca, clique aqui) e as copys na biblioteca nacional. Isso garante que você prove ser o proprietário das copys e do PLR.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp ou instagram clicando no botão flutuante ou entrando em contato conosco pelo email: juridico@joaolimadv.com.br