Muitos empreendedores do segmento de mercado de infoproduto e ecommerce recorrem até nós com problemas relacionados a saldo bloqueado em plataformas de intermediação de pagamento.
A maioria nos procuram desesperados por conta da restrição acontecer de forma abrupta, sem sequer o empreendedor ter imaginado e notificado pelas plataformas.
E sim, os bloqueios de saldo acontecem pelos mais variados motivos e geram um clima de pânico no empresariado.
Não por menos, uma vez que a retenção da quantia gera resultados preocupantes no fluxo de caixa.
Para refletir um pouco sobre a situação basta você imaginar estar trabalhando tranquilo com seu infoproduto ou ecommerce e absolutamente “DO NADA” ficar com o saldo de vendas bloqueado nessas plataformas.
Por isso, tentando evitar que esse tipo de situação aconteça ou caso ocorra você consiga liberar o valor retido, resolvemos criar esse artigo para te mostrar todas as estratégias para evitar que o saldo seja bloqueado ou te ensinar a como desbloquear de maneira rápida as quantias retidas!
Sendo assim fique conosco até o final do texto para aprender tudo!
Mas antes, Saiba que contamos com um time especializado em desbloqueio de valores em plataformas, qualquer dúvida pode entrar em contato conosco clicando no botão do whatsapp no canto inferior direito da tela!
Principais Motivos de Saldo Bloqueado
Bem, você deve se perguntar: “O que eu fiz para ter meu saldo retido nas plataformas?”
A retenção, na maioria dos casos, acontece, pelos seguintes motivos:
- Violação de Termos de Uso das plataformas (infoproduto e ecommerce)
- Ausência de envio de código de rastreio do produto para o cliente (ecommerce)
- Ausência de entrega/reembolso do produto (infoproduto e ecommerce)
- Denúncias de plágios (infoproduto)
Esteja Atento aos Termos de Uso da Plataforma
Muitos empreendedores quando buscam plataformas para hospedar seus (info)produtos ou loja pesquisam por aquelas que tem as menores taxas ou as melhores vantagens para seu modelo de negócio.
Porém, eles acabam esquecendo de fazer algo básico: ler os termos de uso da plataforma para saber o que é permitido ou proibido por ela.
Por exemplo: existem plataformas que você deve realizar a venda e a entrega exclusivamente por ela.
Dito isto, se por acaso você vender pela plataforma mas entregar pelo whastapp, estará violando os termos de uso e provavelmente poderá ter seu dinheiro retido!
Por isso, sempre falamos aos nossos clientes que é importante “conhecer o terreno onde você constrói sua casa”. Sendo assim, antes de começar a vender, busque saber as regras da plataforma
ATENÇÃO!!!!! Se você não sabe o que são termos de uso, sugiro que você leia nosso artigo, onde explicamos. clique aqui para saber mais!
Envie os Códigos de Rastreio para Seu Cliente!
Outro ponto de atenção que o empreendedor deve ter, principalmente se trabalhar com ecommerce é: ENTREGAR OS CÓDIGOS DE RASTREIO PARA O CLIENTE.
Acredite, já vimos muitos saldos de 6 dígitos ou mais ficarem bloqueados por conta da simples falta de envio dos códigos da loja para o cliente.
Além disso, o suporte inadequado, leia-se: falta de resposta rápida ao cliente, ausência de transparência sobre o envio do produto, faz com que os clientes sintam-se inseguros e, por conta disso, denunciem sua loja para as plataformas que consequentemente bloquearão seu dinheiro.
Entregue e Reembolse com Base no Direito do Consumidor! Evite o Saldo Bloqueado!
Parece simples mas a maioria dos empreendedores não conhecem o Código de Defesa do Consumidor e, por conta disso, acreditam que podem escolher não reembolsar ou criar mecanismos de difícil devolução.
Porém, lembre-se, a regra é clara: vendeu entregou, se o cliente não gostar do (info)produto ele tem 7 dias para pedir o reembolso a partir do momento do recebimento, não da data da compra!
Se você não seguir esse passo a passo, muito provavelmente você terá valores retidos nas plataformas!
Denúncias de Plágios!
Plágios, sem dúvida, são um dos maiores motivos de bloqueio de saldo para infoprodutores.
Isto porque, os concorrentes ou clientes podem denunciar a plataforma que, com base nisso, poderá reter seu dinheiro.
Por isso, após validar seu infoproduto sugiro que você realize o registro de marca e de todos os textos utilizados para sua contrução (páginas de vendas, vsl, copys, dentre outros).
Com os registros realizados você consegue comprovar a titularidade do produto e desbloquear os valores!
Se você quer saber como blindar seu infoproduto de plágios e de bloqueio de plataformas, sugiro que você clique aqui, onde te explicamos como blindar um infoproduto
Tomei Bloqueio, o que fazer?
Bem, se você está na situação de ter sua conta bloqueada e observou que não seguiu as dicas que te demos neste artigo, nossa sugestão é você verifique qual foi seu erro e providencie uma NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL para a plataforma tão logo que seja corrigido o erro.
Além disso, caso você tenha verificado que seu bloqueio tenha se dado por outro motivo, sugerimos que você notifique a plataforma para descobrir qual foi o motivo da retenção e, com base nisso, consiga resolver o problema!
Após solucionado o erro, você notifica a plataforma novamente e aponta as correções realizadas.
“Notifiquei, realizei as correções mas ainda assim a plataforma não liberou, há algo a se fazer”?
Sim, nesses casos você pode ingressar com ação judicial para solicitar a liberação dos valores retidos indevidamente podendo pedir inclusive indenização pelos danos sofridos.
Sendo assim, esperamos que você tenha compreendido as formas do bloqueio acontecer bem como os mecanismos para o desbloqueio
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco clicando no botão do whtasapp no canto inferior direito da tela!